sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Mega frio na barriga!

Quarta feira fiz a minha primeira apresentação em congressos! Foi no Rio Oil & Gas, com o trabalho "Modelagem 3D da Geração de Petróleo na Bacia de Cumuruxatiba", que participei como pesquisadora associada da COPPE. No dia da apresentação fomos três desse grupo de estudo que apresentamos os resultados do trabalho, com enfoques diferentes (os outros dois apresentaram a evolução tectônica das bacias de Cumuruxatiba e Espírito Santo). Foi mega estressante, mas muito gratificante. Ver vários bambambams da industria alí pra te ouvir, perguntar e discutir sobre o trabalho.

Depois da apresentação, um amigo, engenheiro-de-longa-data-bastante-reconhecido, comentou com a gente que ele adorava as apresentações de geologia porque ninguém tem vergonha de dizer o que pensa. Um diz que não concorda com o outro "na maior cara de pau", os dois expõem seus pontos de vista e tudo bem. Fato é que "dois geólogos três opiniões". Sempre. Mais é legal! Desde que você tenha base e seja coerente, claro.

Gostei da brincadeira. Espero fazer mais em breve.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Somos nós que temos que pedir desculpas.

A ginástica artística é um esporte ingrato. Lindo, mas ingrato.
Um único erro e tudo se desmorona.
Não foi assim só com Diego Hypólito no solo.
Seu "principal adversário" Marian Dragulescu também caiu no solo.
As chinesas Shanshan Li e Fei Cheng também cairam nos aparelhos em que eram favoritas.

Chegar a uma final olímpica já é uma grande conquista.
Essa foi a primeira vez que um ginasta masculino chega até as finais.
Essas olimpíadas também foram importantes para a ginástica feminina.
Em 2008 as meninas do Brasil participaram pela primeira vez de uma final por equipes.
Pela primeira vez o Brasil teve uma ginasta entre as dez melhores (Jade), no individual geral.

A ginástica brasileira fez história nessas olimpíadas.
Apesar da falta de incentivos, nossos atletas vêm se superando.
São muitos sacrifícios. Muitos mesmo!

Mas se olharmos para outros países, veremos que lá fora os sacrifícios compensam.
Veremos que quando essa fase passar, eles terão apoio para seguir em diante.
Veremos que vão conseguir uma bolsa de estudos para estudar na Yvi League.
Veremos que terão chances, oportunidades, um futuro.

O Brasil é que tem que pedir desculpas a Diego Hypólito.


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Christian The Lion

Que coisa mais linda!!!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Johnny Lee

Não sei o que está acontecendo, mas não estou conseguindo postar vídeos do youtube aqui no blog... Já tentei dois vídeos diferentes essa semana mas não deu certo...

Então, estou postando o link do blog do Jonny Lee. O cara é fera!
http://procrastineering.blogspot.com/

Ele aproveitou o controle do Wii e está usando para outras funcionalidades. E o melhor: ele disponibiliza os softwares que ele programa no site dele, para que outras pessoas usem o código e desenvolvam outros aplicativos (ou jogos!).

Eu não sou programadora, mas com certeza vou baixar dois softwares, o Head Tracking for Desktop VR Displays using the Wii Remotee o Low-Cost Multi-point Interactive Whiteboards Using the Wiimote, e brincar um pouquinho com eles.

O primeiro deles, junto com o wiimote e dois leads Infravermelhos, localiza a posição da sua cabeça em relação à televisão (ou monitor) e faz com que a imagem fique em 3D e mude de acordo com a sua posição. Quero só ver os jogos que vão ser criados com isso!!! Imagine, você vai ser o Mário!!! E vai estar realmente dentro do jogo!!!

O segundo é mais útil pro dia a dia. Lembra de um vídeo que eu postei aqui no blog há alguns meses? Que mostrava uma mesa interativa da microsoft? (http://divagacoesludicas.blogspot.com/2008/05/microsoft-surface-ii-o-video.html). Então, uma mesa dessas custa uns US$ 10mil dólares, e esse tal de Johnny Lee inventou um jeito de “fazer” uma por uns US$ 50!!! Usando também um Wiimote e uma canetinha com um Lead Infravermelho que você mesmo pode fazer em casa!! Eu vou tentar!

Depois conto aqui se deu certo!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Dia desses estava no ônibus, indo do centro para a zona sul. Toca o celular de minha vizinha de banco. Ela atende e diz 'Já estou chegando, Estou no final de Copacabana'. Estávamos entrando no Aterro.

Ontem, situação oposta. Mesmo trajeto. Toca o telefone e alguém diz 'não sei se vou poder ir, ainda estou no dentista, ele se atrasou e ainda não me atendeu'.

Sei que são consideradas mentiras sociais. Aceitáveis... Mas eu acho uma tremenda sacanagem!

Se fosse eu do outro lado da linha, preferiria a verdade. Que me diga onde está. Que me diga que não vem! Prefiro saber, aproveitar o tempo que tenho. Prefiro mudar de planos a esperar até que nunca chegue!

terça-feira, 22 de julho de 2008


Porque hoje faz um ano..

Porque ela merece ser lembrada.

Sempre.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Planeta Azul (?!?)

Em tempos de aquecimento global e tamanha preocupação com o meio ambiente, pergunto-me onde está aquele planeta azul cuja foto tirada do espaço sempre me impressionou. Acho que hoje tal imagem só pode ser vista em fotos antigas ou em programas como o Google Earth (quando se afasta o zoom pra bem longe...). Digo isso porque recentemente me deparei com uma foto um tanto inquietante. Pelo menos pra mim. Essa foto me incomodou de verdade e não consegui tirá-la da cabeça:





Ninguém me convence que todo esse lixo espacial não virá a nos causar problema! Nos preocupamos com a poluição das cidades, do ar, da água... Tudo muito válido. Mas e a poluição do espaço? Será que o câncer da Terra bicho homem vai acabar por estragar o universo também?!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Empada geológica

Semana passada tivemos um curso interno aqui na empresa. Sobre Tectônica de Bacias Sedimentares. Curso ótimo, assunto interessante, professor excelente, cheio de informações inusitadas ligando a geologia com cultura geral/curiosidades (ex.: aonde é hoje o Mar Vermelho existe uma cidade submersa, e há quem associe o fenômeno que rompeu "as barreiras" que impedia o mar avançar além do Yemen com o dilúvio bíblico).

Depois do curso fiquei cismada com o comentário sobre uma foto que um geólogo tirou de uma empada para representar o break up do rifte. Imagine o manto, "líquido" e quente, chegando à superfície e "fraturando" a crosta. Agora imagine uma empadinha, bem quente, recém-saída do forno, com o recheio fervendo e a camada crocante sendo rachada para aliviar o excesso de temperatura/pressão. Exemplo perfeito!

Infelizmente não consegui achar A Foto. Mas acho que com esta imagem dá se ter uma idéia do como é A Foto original.



segunda-feira, 26 de maio de 2008

Será que descobri minha verdadeira vocação?

Se tudo der errado e eu falhar como modeladora, geóloga, e até mesmo como engenheira, talvez não nem tudo esteja perdido. Acho que não me sairia muito mal como guia turística, ou agente de viagens...

Desde que voltei da França, minha casa mais parece um albergue. Talvez seja por desejo de mostrar o melhor de meu país e fazer com que todos se apaixonem por ele, talvez seja simplesmente para poder me imaginar visitando todos os cantos paradisíacos de nossa terra. Mas fato é que eu não consigo parar de convidar as pessoas e incentivá-las a conhecer esse gigantesco Brasil.

E obviamente, vendo turistas perdidos, que além de tudo são família ou amigos, chegarem aqui sem nada de previsto, apenas com o intuito de visitar Salvador, São Paulo, Ouro Preto, Diamantina, Foz do Iguaçu, Ilha Grande e Amazônia em três semanas de viagem (E DE ONIBUS!), me sinto na obrigação de pegar o destino dessas criaturas em mãos e saio à procura de promoções, horários de vôos, de ônibus, hotéis e atrações. Além é claro de dicas sobre possíveis falcatruas de que possam vir a ser vítimas (ex.: proibido dar ouvidos aos “guias” fedidos do pelourinho ou aceitar ir de táxi ao corcovado ao invés de pegar o trenzinho).

No final, os gringos saem daqui sem ter visitado tudo que gostariam, mas felizes da vida com os lugares que visitaram, quase chorando por terem que voltar pra casa e, inevitavelmente, jurando voltar nas férias seguintes para conhecer o resto do Brasil.

Dois deles foram embora ontem, um misto de paz e tristeza reina em casa. Paz por poder chegar em casa tirar os sapatos e deitar em frente a televisão com um livro na mão. Tristeza por chegar em casa tirar os sapatos e deitar em frente a televisão com um livro na mão.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Microsoft Surface II - o video

Acho que antes de poder usar isso aqui tenho que aprender a mexer no Blog direito!!!

Fui editar o post anterior, que tinha esse video, para colocar o tag de "tecnologia" e "gadget" e o video sumiu!!!

Eeh burrice! :)

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Microsoft Surface

EU QUERO UM!!!!!

Ipod touch versao gigante!

Imaginem trabalhar com isso!!! Adeus mouse, adeus teclado. Adeus fios!

Minhas modelagens 3D das bacias brasileiras ficariam tao divertidas!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sai Marina Silva, entra Carlos Minc

Nunca fui muito politizada. Sempre me dividi entre as opiniões otimistas de minha mãe, mais conhecida como a personagem “Velhinha de Taubaté” de Luis Fernando Veríssimo, e o pessimismo extremo de meu pai, militar durante o governo de Figueiredo (totalmente descrente do poder atual das forças armadas).

Mas minha consciência política vem se desenvolvendo de uns tempos pra cá. Com certeza morar fora fez crescer dentro de mim opiniões próprias. Ver outros modos de se conduzir a política de um país e, principalmente, observar um povo que acredita – e sabe – que pode mudar as diretrizes de seus governantes, me fez ver que as coisas não estão fadadas a ser o que são. Há esperança!

Ou não.

Vejo de maneira cética a saída da ministra Marina Silva. Que, diferente de nosso presidente, aproveitou seu crescimento político para se instruir. Que, diferente de nosso presidente, continuou fiel aos seus ideais.

Talvez seja o pessimismo de meu pai correndo em minhas veias. Mas vejo Carlos Minc como um personagem destinado a entregar a nossa Amazônia a madeireiros e ruralistas, quem sabe até a estrangeiros. Acredito ter sido ele escolhido para ser usado como imagem ambientalista, mas que por trás dessa imagem muito possa acontecer sem que percebamos.

Espero estar errada.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Pâtes Carbo

Quem leu o post anterior, e prestou atenção na minha típica lista de compras durante o tempo em que morei na França, deve ter percebido o motivo de eu ter engordado 12 kg em apenas 6 meses! Sou a prova viva de que comer massa no jantar não é lá muito recomendado. O problema é que é bom. E eu amo massa. Principalmente patês carbo, ou melhor, macarrão à carbonara. Simples de fazer e maravilhosamente engordativo. Colesterol puro. E meu jantar de hoje à noite!



domingo, 11 de maio de 2008

Compras de Domingo

Acho que os quase 2 anos de casada mais 2 anos morando sozinha em outro continente não foram suficientes para fazer de mim uma adulta. Pelo menos não quando o assunto é compras de supermacado!
Tenho um problema sério com isso. Um problema que eu não tinha na França. Talvez por que o dinheiro era contabilizado para chegar ao fim do mês e deixar uma folginha para viagens. Talvez por eu morar do 4ºandar de um edifício de pé direito alto sem elevador – e por não existir serviço de entrega a domicílio... Fato é que eu era absurdamente metódica com minhas compras. Demorou um mês, mais ou menos, para eu entender do que precisava, e dali por diante comprava apenas o estritamente necessário – macarrão, carne moída, molho de tomate, macarrão, creme de leite, bacon, cebola, macarrão, cordon bleu, sucrilhos, pão, leite, nutela, queijo, alguns temperos e produtos básicos de limpeza e higiene.
Hoje o mesmo não acontece!
A cada ida ao supermercado se precede uma limpeza da geladeira. Pratos inacabados ou queijo comprado em excesso... E toda vez juramos de pés juntos que isso não se repetirá! Passamos então algumas semanas sem quase nada na geladeira - com bem menos do que o estritamente necessário - e um dia nos deixamos levar pelas tentações dos corredores do supermercado e compramos produtos com os quais não sabemos o que fazer, mas imaginamos encontrar uma receita perfeita para experimentá-los.
Ou então, num domingo chuvoso como hoje, acordo com uma imensa vontade, inexplicável, de um café da manhã a base de biscoito de chocolate e coca-cola. Dirijo-me imediatamente, ainda com cara de sono, ao zona sul mais próximo e saio de lá me sentindo uma garota de 12 anos, comprando besteiras com sua mesada. Meu carrinho de compras: três pacotes de biscoito – traquinas de morango, bono de chocolate e negresco – uma garrafa de coca-cola, pão, nutela, leite e sucrilos! Do que mais precisamos em um domingo nublado?!
Ai ai... Será que um dia eu cresço?!

sábado, 10 de maio de 2008

Agora também em francês!

Pequeno post rápido para dizer que a impolgação de ter um blog foi tanta que também resolvi criar um homônimo em fracês! Não sei se vou conseguir dar conta dos dois, mas caso queira divagar em francês terei um lugar para fazê-lo! A idéia inicial era traduzir os texto deste blog para o outro, mas pensando melhor, tem assuntos a serem tratados em português e outros em francês! Talvez alguns posts sejam realmente traduzidos, mas a regra não é essa - eles serão independentes, mas com o mesmo objetivo.

Ficou curioso? Vai lá dar uma olhada então: Divagations Ludiques

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Primeiro

Como é difícil dar nome a um blog!
Depois de muitos nomes “não disponíveis” e algumas consultas a dicionários onlines nasceu Divagações Lúdicas.
Adorei o nome pelo que ele quer dizer – representa bem a idéia que quero passar – divagar sobre assuntos diversos com o único propósito de me divertir e, quem sabe, divertir também aqueles que passarem por aqui.
Mas nem tudo é só flores – obviamente que algo tinha que me incomodar! – e a impossibilidade de usar ç, õ e ú fez o nome deste blog virar divagacoes ludicas.
Paciência! Depois de tanta procura, o nome tinha que ser este! Espero que agrade – não só o nome, mas o blog também!